Necessito de uma declaração de matrícula, como faço para solicitar?
Os alunos do Mestrado em Letras podem acessar o sistema SINGU (www.sistemas.unir.br) e baixar o atestado de matrícula, assim como visualizar suas notas no histórico. Caso seja necessário uma declaração mais detalhada, a solicitação deve ser encaminhada ao e-mail do Mestrado (mestradoemletras@unir.br). Os demais requerimentos devem ser realizados por meio de Formulário próprio disponível no site do Mestrado.
Qual o prazo máximo para Defesa da Dissertação?
Conforme determinações da Capes, o prazo para a conclusão do mestrado é de 24 (vinte e quatro) meses, podendo este ser prorrogado por até 06 (seis) meses. Logo, o prazo máximo para conclusão do Mestrado é de 30 (trinta) meses.
Não conseguirei defender no prazo de 24 meses, o que devo fazer ?
O Aluno deve solicitar a prorrogação do prazo para a conclusão do mestrado por meio do preenchimento do formulário para requerimentos, disponível na área de downloads do site do Mestrado, no qual deverá justificar a necessidade da prorrogação. O requerimento será avaliado pelo Colegiado do Mestrado, que irá se posicionar pela aprovação ou denegação do pedido. O requerimento deve ser encaminhado com no mínimo um mês de antecedência ao encerramento do prazo.
Quais os créditos necessários para a conclusão do Mestrado ?
Conforme Regimento do Programa, além da aprovação na Banca de Qualificação e Defesa dentro dos prazos cabíveis, o aluno deve cumprir os créditos mínimos quanto as disciplinas (24 créditos, correspondentes a 06 disciplinas, sendo 02 obrigatórias e 04 optativas) e os crédito extras.
Quais são os crédito extras requeridos para a conclusão do Mestrado ?
São requeridos do aluno 10 (dez) créditos extras, os quais são correspondes a: participação em Seminário Integrado do Mestrado (02 créditos); apresentação de Trabalho em evento científico (04 créditos); e publicação de artigo científico, com ISBN (04 créditos).
Qual é o prazo para a entrega da versão final da Dissertação ?
O aluno deve proceder à entrega na secretaria do Mestrado de 02 (dois) exemplares encadernados (capa dura de cor preta e escritas em dourado) e 02 (dois) CD ROM's com a Dissertação em arquivo formato .pdf no prazo de 60 dias contados a partir da Defesa.
Quais as exigências do Mestrado para a obtenção do Título de Mestre (Diploma)?
Os documentos necessários para a solicitação do Diploma estão no Checklist disponível no site do Mestrado.
Quando posso retirar meu Diploma?
Após a entrega dos documentos necessários para a expedição do Diploma, a secretaria do Programa emite o Histórico Escolar do aluno e o encaminha em conjunto com os demais documentos para a DIRCA (Diretoria de Registro Acadêmico), a qual é responsável pela emissão do Diploma. O aluno deve verificar na DIRCA se o Diploma já está pronto, a informação não é repassada oficialmente à Secretaria do Programa.
Onde devo retirar o meu Diploma ?
O Diploma do Mestrado em Letras é confeccionado e retirado na DIRCA (Diretoria de Registro Acadêmico).
Outra pessoa pode retirar o Diploma por mim ?
A DIRCA requer a assinatura do interessado para a retirada do documento. Para que outra pessoa realize a retirada do documento é necessário procuração pública, ou seja, procuração lavrada em cartório e assinado pelo tabelião.
Onde devo retirar o meu Histórico Escolar?
O Histórico Escolar é confeccionado pela secretaria do Mestrado em Letras e é encaminhado junto com a solicitação de emissão de Diploma à DIRCA, devendo ser retirado também nesse setor. Os alunos que não receberam o Histórico junto com o Diploma devem solicitar a emissão deste por meio do Formulário de requerimentos disponível no site do Mestrado.