Grupos de pesquisa


Núcleo de Estudos em Fonologia - NEFONO

 O objetivo deste grupo é investigar fenômenos fonológicos (presentes na fala e/ou em textos escritos) tendo como subsídio teórico, principalmente, os atuais modelos não-lineares de análise fonológica, como a fonologia autossegmental

Líder(es) do grupo: Natália Cristine Prado

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6587690564693433

 

Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Ethos – NEADE

O Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Ethos tem englobado pesquisas que investigam a produção de sentido em práticas discursivas de diversos campos, como o político, o jornalístico e o artístico, a partir do desenvolvimento de trabalhos tanto na graduação (projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso), quanto no âmbito do mestrado. Fundamenta-se teoricamente na Análise do Discurso, trazendo para discussão problematizações recentemente levantadas por pesquisadores como Dominique Maingueneau, Ruth Amossy, Marie-Anne Paveau, dentre outros, acerca de noções e discussões como: ethos discursivo, cenas de enunciação, polêmica interdiscursiva, relação entre discurso e cognição, a argumentação no discurso.

Líder(es) do grupo: Lucas Martins Gama Khalil

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8663535449378674

 

Grupo Pesquisador em Educação Intercultural

Os objetivos do grupo são alicerçados pelo compromisso político com a educação intercultural e processo​s​ epistemológico​s​ da práxis educativa, além de considerar a subjetividade humana que se inscreve na era contemporânea, permitindo que as ciências sejam concebidas em sua pluralidade teórica metodológica nas fronteiras dos saberes​ e conhecimentos​ amazônico​s​.

Líder(es) do grupo: João Carlos Gomes  

Link: http://www.gpei.unir.br/

 

Conhecimento, História e Língua

O Grupo de Pesquisa Conhecimento, História e Língua, o GPeCHeLi, é filiado ao processo de produção do conhecimento de Michel Pêcheux, na França, que toma a língua, com seus jogos morfossintáticos, jogos de significantes como materialidade específica do discurso, da produção de sentidos na sociedade e na história. GPeCHeli, Je Pêcheux Lis, Eu Pêcheux Leio (sobre a língua de Marte, a língua metálica, a língua de madeira, a língua de vento e também a língua de algodão e a língua do brasileiro que diz não saber falar português). Esse Grupo de Pesquisa começou a tomar forma no processo de organização e de realização do I Encontro Nacional em Análise de Discurso (ENADIS), nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2017, na UNIR, em Porto Velho. Neste encontro, foram promovidas discussões acerca da Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas, no Brasil. As questões sobre língua, conhecimento e práxis nortearam as questões teóricas e analíticas dos trabalhos apresentados.

Líder(es) do grupo: Élcio Aloisio FragosoJuciele Pereira Dias

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4206676813828874

 

Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) - GPEL

O GPEL objetiva descrever as línguas naturais em seus diversos aspectos históricos, socioculturais e estruturais; pesquisar questões referentes à identidade linguística; estudar processos de ensino e de aprendizagem de línguas materna e estrangeiras e, em especial, do papel da linguagem no desenvolvimento desses processos; refletir sobre as diversas questões da Política Linguística no Brasil; e examinar as relações entre a língua, a linguagem e a cultura e suas manifestações em suportes e gêneros diversos e épocas diferentes.

Líder(es) do grupo: Patrícia Goulart Tondineli

Link: http://www.gpel.unir.br/

 

Grupo de Pesquisa Migrações, Memórias e Cultura

Este grupo tem por objetivo estudar os diferentes processos migratórios no contexto amazônico, dando ênfase nos fluxos que tiveram e têm o Estado de Rondônia como destino. Nesse sentido, o grupo desenvolve diferentes abordagens de acordo com as linhas de pesquisa relacionadas e de maneira multidisciplinar.  

Líder(es) do grupo: Marília Lima Pimentel Cotinguiba

Link: http://www.mimcab.unir.br/homepage

 

Grupo De Pesquisa Filologia E Modernidades

O Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades vem identificando, a partir de ciências linguísticas, literárias e jurídicas, por intermédio de leituras (aspectos culturais, Literatura, Cultura Surda, religiosidade popular etc.), algumas construções da Humanística, a partir de comunidades da Região Amazônica, sempre dotadas de nuclearidade cultural. Há o objetivo precípuo de reconhecer identidades e diferenças, estabelecendo igualdades ou equivalências que auxiliem a unificar melhor, como Povo, dotado de características (in)comuns, ou como País no seio do Estado-nação moderno. Ao contrastar dados de normativas político-culturais, detectam-se momentos de afirmação de alteridade, sendo possível verificar o funcionamento de células civilizacionais típicas da Modernidade (agora também da Hipermodernidade, em três projetos de pesquisa, PIBIC de PIBITI, em que trabalhamos casos-tipo na área de Linguagens e de argumentação), permitindo verificar a Cultura como um Todo. Publicação de artigos, comunicações de conclusões e a defesa de dissertações e de teses, com temas universais, vistos localmente, vem sendo propósito destes estudos.

Líder(es) do grupo: Júlio César Barreto Rocha Patrícia Helena dos Santos Carneiro

Link: www.filom.unir.br

 

Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais - GELLSO

Objetivo: Divulgar o ensino e pesquisa na área, abrangendo o ensino de língua inglesa, espanhola e portuguesa para não falantes do português. Os itens incluem: processos de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira; multiletramentos; políticas de ensino de língua estrangeira; a prática linguístico-pedagógica do estagiário de língua estrangeira. Literatura comparada Objetivo: Promover a compreensão da literatura comparada a partir do fazer literário, das influências que os autores recebem e do contexto de produção da obra, analisando tais tópicos pelas interações entre as perspectivas teóricas relevantes. Multiculturalismo Objetivo: Estudar as conexões entre linguagem e sociedade e o modo como usamos a linguagem em diferentes situações sociais. Investigar os resultados do contato lingüístico e analisar as políticas públicas de educação dos países membros do Mercosul, com vistas a propor indicadores de modelos de políticas linguísticas como um tipo específico de políticas públicas presentes no bloco mercosulino, sob uma perspectiva intercultural. Tradução Literária Objetivo: Propor pesquisa voltada aos estudos da tradução literária e a práticas tradutórias, observando, sobretudo, aspectos culturais, ideológicos, econômicos, sociais e históricos que norteiam essas práticas.

Líder(es) do grupo: Odete Burgeile

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28767