Publicado em: 21/03/2023 10:43:57
O Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) acaba de lançar a coleção “Da Sensibilização à Interculturalidade”, organizada pelo Professor Dr. João Carlos Gomes
O Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) acaba de lançar a coleção “Da Sensibilização à Interculturalidade”, organizada pelo Professor Dr. João Carlos Gomes. A obra é vinculada ao Departamento de Libras (DLIBRAS) e ao Mestrado Acadêmico em Letras da UNIR (ML) e é composta por dois volumes.
Os livros apresentam resultados de pesquisas orientadas pelo professor João Carlos Gomes no mestrado acadêmico em letras e nos Programas de Iniciação Científica (Pibic) e de Inovação e Tecnologia (Pitibi). A obra foi publicada pela editora Sorian e aborda questões como a diversidade cultural, o diálogo intercultural no contexto amazônico, a educação intercultural pós-crítica, a formação de professores e a construção de práticas pedagógicas inovadoras. A coleção é uma leitura essencial para educadores e pesquisadores interessados na educação intercultural.
O volume I, intitulado “Epistemologias Pós-Críticas: O olhar pesquisador no contexto amazônico”, reúne estudos e pesquisas que visam compreender a diversidade cultural no contexto amazônico e construir reflexões didáticas culturais para formar práticas pedagógicas inovadoras na educação intercultural.
O volume II, chamado de “Da Sensibilização à Interculturalidade: A Poética do Olhar do Educador da Libras”, apresenta estudos e pesquisas realizadas no contexto amazônico com o objetivo de divulgar iniciativas voltadas para a educação de surdos em interface com a cultura, identidade e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
As obras apresentam resultados das pesquisas orientadas pelo professor João Carlos Gomes ao longo dos anos, e têm o intuito de fomentar a criação de novas práticas pedagógicas que possam contribuir para a formação inicial de professores vinculados aos currículos e programas na Amazônia.
Com abordagens profundas e amplas das epistemologias pós-críticas e sua aplicação no contexto amazônico, os livros abordam questões como a diversidade cultural, o diálogo intercultural, a educação intercultural crítica, a formação de professores e a construção de práticas pedagógicas inovadoras. A coleção é uma leitura indispensável para educadores e pesquisadores interessados na educação intercultural na Amazônia.
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Fonte: Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGML)