Data da Publicação: 17/11/2023
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interresados para a defesa de dissertação da mestranda MÁRCIA REGINA DE SOUZA CAMANHO do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
Discente: Márcia Regina de Souza Camanho
Data: 30/11/2023
Hora: 08:00
Local:https://youtube.com/live/YHjbtgYOVgk?feature=share
TÍTULO: Polêmica interdiscursiva em comentários sobre o incentivo público à pesquisa: a questão das bolsas de estudo em páginas do Facebook
RESUMO: O anúncio das portarias da CAPES que culminaram no processo de remodelação de concessão de bolsas de estudos de 21 de fevereiro até 09 de março de 2022 fez eclodir no Brasil, já polarizado politicamente, um embate: uns defendiam o processo, enquanto outros criticavam, com a alegação de que recursos seriam cortados. Esta dissertação identifica e descreve, em comentários de notícias veiculadas em páginas do Facebook, quatro posicionamentos: favorável à remodelação das bolsas; contrário à remodelação das bolsas; compreensivo à necessidade da remodelação das bolsas; e sem clareza quanto à necessidade da remodelação das bolsas; para analisar, em um momento posterior, a polêmica interdiscursiva entre formações discursivas (FDs) no campo das políticas públicas – a FD1, favorável ao governo do presidente Jair Bolsonaro, e a FD2, contrária ao governo –, sob a ótica da Análise do Discurso, fundamentando-se principalmente nos pressupostos teóricos de Dominique Maingueneau (2008), e tendo como base teórica complementar os estudos, de Marie-Anne Paveau (2021) acerca da web 2.0 e do discurso digital. O estudo visou observar as relações de sentido que podem apontar para a polêmica em funcionamento entre as duas formações discursivas. Com fundamento teórico e metodológico na noção de semântica global, proposta por Maingueneau (2008), foram realizadas análises a partir das regularidades linguísticas (e seus efeitos de sentido no discurso), do estatuto do enunciador e do destinatário (como o enunciador de cada FD atribui a si um lugar e como compreende o seu destinatário), do modo de enunciação (como a rede social possibilita que o tom dos enunciadores das FDs seja similar em alguns aspectos), do modo de coesão e da intertextualidade. Quanto ao corpus, a investigação se desenvolveu a partir de prints dos comentários com comentários respostas nas postagens de matérias de jornais das páginas do Facebook: G1, CartaCapital, Portal R7, Estadão e UOL, além da página CAPES_Oficial. O período recortado foi do dia 20/02/2020 até o dia 05/04/2020 e as postagens selecionadas foram as que continham comentários com respostas sobre a remodelação de concessão de bolsas de estudos após o anúncio das portarias n° 18 e n° 20, de 20 de fevereiro, n° 21, de 26 de fevereiro, e n° 34, de 09 de março, todas do ano de 2020, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O fato de os sujeitos, no ambiente digital, se colocarem na posição de cidadãos, como enunciadores que têm voz no debate público e que atuam mesmo que indiretamente nas decisões dos governantes, possibilita identificarmos a interincompreensão que emerge no embate entre as FDs através das suas regularidades enunciativas.
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Discurso; Polêmica Interdiscursiva; Discurso Digital; CAPES; Bolsas de estudo.
PÁGINAS: 140
Membros da banca
Professor Dr. Lucas Martins Gama Khalil, Presidente da Banca e Orientador (UNIR);
Professor Dr. Élcio Aloisio Fragoso, Membro Interno (UNIR);
Professora Dra. Geane Valesca da Cunha Klein, Membra Interna (UNIR);
Professora Dra. Fátima Cristina da Costa Pessoa, Membra Externa (UFPA)