Data da Publicação: 28/08/2023
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interresados para a defesa de dissertação da mestranda LIVIA SAMILA DE OLIVEIRA PINTO do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
DISCENTE: LIVIA SAMILA DE OLIVEIRA PINTO
DATA: 30/08/2023
HORA: 16:30
LOCAL: https://youtube.com/live/WixwTSInxwg?feature=share
TÍTULO: COMENTÁRIOS DE POSTAGENS PÚBLICAS NAS MÍDIAS SOCIAIS
RESUMO: Esta pesquisa realiza uma análise de linguagem e uma interpretação de argumentos pesquisados em postagens públicas, recolhidas em mídias sociais a partir de projetos de pesquisa. Objetiva-se analisar postagens pelo método hipotético-dedutivo, com aplicação de parâmetros da Filologia Política, de corte culturalista e interdisciplinar, segundo proposto por Rocha (2013). O norteamento teórico vem de Eagleton, visando compreender a vertente culturalista. Lipovetsky forneceu aporte sobre a perspectiva hipermoderna. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com acesso prévio a pesquisas de PIBIC, vinculados ao tema das fakes news, com o manuseio de fontes digitais advindas de consulta ao Facebook e ao WhatsApp, sobretudo. Uma base primeira desta pesquisa proveio da pesquisa “Origens Próximas e Longínquas da Lógica da Hipermodernidade”, desenvolvido por Rocha & Carneiro no ciclo 2019-2020, na UNIR. Após a leitura e a seleção de postagens, foi analisado o material considerando-se três aspectos: 1) Contexto político das postagens; 2) Aspectos culturais; e 3) Argumentações usadas nas postagens. Houve a necessidade de compreender o contexto tecnológico da sociedade contemporânea e o uso de termos incorporados à língua portuguesa, relacionados ao mundo da rede digital e das mídias sociais. O advento das mídias digitais e a utilização em massa das redes sociais foi fruto cronológico da virada do século e determinado tecnologicamente durante a primeira década do milênio. A mistura entre a tecnologia e as eleições foi decisiva para a ampliação da difusão de postagens que trouxeram um aumento de (des)informação, principalmente no espaço político, com o crescimento das chamadas fake news. O estudo de postagens e das suas (des)informações demonstra que os discursos passaram a conter itens argumentativos de convencimento e de persuasão ao ponto de inverdades serem acreditadas como verdades absolutas. Além de difusão de notícias falsas, notou-se, ainda, o incremento de discursos de ódio, compartilhados por pessoas que passam a crer que ostentam uma visibilização de haver postura crítica rigorosa e consciente nessa atitude. Diante deste cenário, por meio de uma perspectiva política e cultural, propõe-se destacar a necessidade de centralizar o estudo no campo das Letras. A discussão sobre as notícias falsas alcança não apenas a dúvida sobre a veracidade das informações compartilhadas, mas favorece uma reflexão sobre o imperativo formal de estabelecer outros parâmetros de comportamento nas redes sociais.
PALAVRAS-CHAVES:
Postagens públicas. Redes sociais. Fake news. Análise. Cultura.
PÁGINAS: 95
MEMBROS DA BANCA
Professor Dr. Júlio César Barreto Rocha, Presidente da Banca e Orientador (UNIR);
Professora Dra. Geane Valesca da Cunha Klein, Membro Interno ao Programa (UNIR);
Professor Dr. Jefferson Gustavo dos Santos Campos, Membro Interno ao Programa (UNIR);
Professora Dra. Patrícia Helena dos Santos Carneiro, Membra Externa ao Programa (UNIR);
Professora Dra. Reny Gomes Maldonado, Membra Externa ao Programa (UNIR).