Data da Publicação: 21/03/2023
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interresados para a defesa de dissertação da mestranda CHARLIANE MIRANDA DA SILVA do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
DISCENTE: CHARLIANE MIRANDA DA SILVA
DATA : 22/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://youtube.com/live/grpPBkH_J60?feature=share
TÍTULO:“FONÉTICA, FONOLOGIA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA"
RESUMO:
Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar repertório sobre conhecimentos de fonética e fonologia, especialmente em relação aos processos fonológicos de Harmonia Vocálica e Apagamento do /d/ Alveolar de formação de gerúndio, de professores de língua portuguesa do Ensino Básico. Isso posto, como referencial teórico, nos pautamos na literatura sobre o português brasileiro dedicada à análise de processos fonológicos em Araújo e Aragão(2016); Bisol(2013); Vogely e Hora(2008, 2009, 2012, 2013); Moura(2012); Mota, Da Silva e De Sena(2019), já para os conceitos de Fonética e Fonologia, (Cristófaro-Silva (2019), Callou e Leite (2009); Em Fonologia e Ensino Bisol(2013); Bortoni-Ricado(2004); Cagliari(2002); Massini-Cagliari e Parisotto(2017); Oliveira, 2005; Rodrigues e Sá(2018); Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa cujos dados foram especificados em tabelas coletadas por meio de um questionário com 18 perguntas que foram respondidas por 29 professores da educação básica do município de Manaus/AM. Os resultados confirmaram as hipóteses selecionadas na pesquisa de que existem lacunas na formação do professor de língua portuguesa, pois há professores formados em pedagogia que não tiveram contato com as disciplinas de fonética e fonologia e há professores formados em Letras, porém com poucos conhecimentos acerca de processos fonológicos de Harmonia Vocálica e Apagamento dificultando a identificação desses termos técnicos. A partir desse resultado, verificou-se a necessidade de uma reformulação nas grades curriculares dos cursos que formam professores que lecionam a disciplina de língua portuguesa, especialmente para o ensino fundamental I. É de suma importância que profissionais licenciados para trabalhar com alfabetização tenham em suas grandes curriculares disciplinas de análise linguística, tais como fonética e fonologia.
PALAVRAS-CHAVES: Fonética e Fonologia. Formação de professor de língua portuguesa. Processos Fonológicos.
PÁGINAS: 90
MEMBROS DA BANCA:
Profa. Natalia Cristine Prado, Presidente da banca e Orientadora (UNIR)
Profa. Geane Valesca da Cunha Klein, Membra interna ao programa (UNIR)
Profa. Lucimara Alves da Conceição Costa, Membra interna ao programa (UNIR)
Profa. Maíra Sueco Maegava Córdula, Membra externa (UFU)