DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MAURICIO NEVES SANTOS

Data da Publicação: 09/02/2022

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MAURICIO NEVES SANTOS 

 

Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação do mestrando MAURICIO NEVES SANTOS do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR)

 

DISCENTE: MAURICIO NEVES SANTOS 

DATA: 24/02/2022

HORA: 14:00

LOCAL: https://youtu.be/IJDnZ41fn-I

 

TÍTULO: Entre-lugares e narrativas; a construção da realidade, identidade e memória de um imigrante japonese na Amazônia brasileira.

RESUMO: O objeto de estudo desta pesquisa diz respeito ás narrativas orais de imigrantes japoneses advindos da primeira e única imigração de asiáticos ao Território do Guaporé. A relevância cientifica deste trabalho está atrelada os objetivos de investigar os aspectos da cultura (identidade, hibridismo e tradução), da memória e da realidade subjacentes nas narrativas do sujeito nipônico. Para que isso ocorra, o estudo está embasado nos devidos autores: Bruner (1990;1991;1997), Hall (2014), Halbwachs (2006), Ferreira Netto (2008) e Vegini (2017) entre outros. Dessa forma, o método e as técnicas aplicada ao trabalho foi de cunho Etnolinguístico e Fenomenológico, com abordagem qualitativa, bibliográfica, explorativa e experimental. Com o discorrer do processo de investigação, a pesquisa passou por várias mudanças, devido a Covid-19, sendo limitado a apenas um sujeito imigrante, em que foram colhidas três narrativas do sujeito ST. A atividade de análise realizada evidenciou, por meio de narrativas orais do ST, que além de reaver aspectos identitários, hove, também, resquícios de sua memória individual que espelha na memória coletiva, o que contribui para identificar elementos culturais da capital de Porto Velho. Deste modo, o estudo das narrativas do sujeito ST revelou que a comunidade japonesa influenciou na rotina da cidade de Porto Velho, principalmente na área da agricultura, cultura e aspectos das lembranças, trazendo a sua existência e resistência nesta cidade. 

Palavras-chave: Japoneses; Porto Velho; Narrativas; Cultura; Memória.

PÁGINAS: 140

GRANDE ÁREA: Linguística, Letras e Artes

ÁREA: Letras

SUBÁREA: Língua Portuguesa 

 

MEMBROS DA BANCA:

Prof. Dr. Valdir Vegini - Presidente da Banca - Professor Orientador (UNIR)

Prof. Dr. João Carlos Gomes - Interno ao PPGML (UNIR)

Profa. Dra. Nadia Nelziza Lovera de Florentino - Interno ao PPGML (UNIR

Profa. Dra. Nair Ferreira Gurgel do Amaral - Externo ao PPGML (UNIR)