DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO

Data da Publicação: 09/12/2021

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO


PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM LETRAS

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO 

 

Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).

DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO DA CONCEIÇÃO 
DATA: 17/12/2021
HORA: 09:30
LOCAL: 

 

TÍTULO: Interferências da língua materna na produção escrita de alunos hispanofalantes aprendizes de português

RESUMO: O contato entre as línguas revela-se em uma tarefa de grande relevância para o campo das pesquisas que estão voltadas para a área linguística, haja vista, o âmbito linguístico ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de modo, que por ser mutável e estar em constante movimento, abrem-se margens para inúmeras questões a serem estudadas pelos pesquisadores. Sendo assim, a presente dissertação propõe-se a estudar sobre as interferências da Língua Materna, encontradas nas produções escritas de alunos hispanofalantes aprendizes de Português como Língua Adicional. Tem-se por objetivos: identificar os possíveis casos de erros linguísticos no campo léxico-semântico, avaliar o grau de interferência na escrita e, com isso, categorizar os erros de acordo com o que as teorias explanam. Trata-se de uma pesquisa descritivo-qualitativa voltada para a análise textual, sendo que toda a fundamentação teórica da dissertação está ancorada nos conceitos empregados por autores como Durão (2007), Robles (2016), Söhrman (2007), Lopez (1996), Olmo (2019) entre outros estudiosos que desenvolveram seus trabalhos sob a ótica das línguas em contato. Ressalte-se que o arcabouço teórico, égide principal para as considerações analíticas do corpus, está apoiado nos preceitos da Linguística Contrastiva, afinal, as análises textuais dos dados coletados estão compreendidas dentro das perspectivas das análises de erros e análise contrastiva as quais, fundamentam as comparações das interferências linguísticas nas partículas textuais, para que desta forma, fosse possível observar o grau de intercorrências oriundas ao processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira. Desta forma, a prospecção desta pesquisa se deu pelo ímpeto de evidenciar as questões inerentes ao contato de línguas próximas, que são materializadas no contexto de aprendizagem, ocasionando as interferências que podem ser oriundas tanto da língua materna do aprendiz, quanto do portunhol, a língua de transição usada pelo aprendiz para facilitar sua reciprocidade comunicacional.

Palavras-chave: Interferências. Língua Materna. Interlíngua. Hispanofalante. PLA.

PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Linguística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Línguas Estrangeiras Modernas

MEMBROS DA BANCA:
Profa. Dra. Nádia Nelziza Lovera de Florentino - Presidente da Banca - professora orientadora (UNIR)
Profa. Dra. Bárbara Cristina Gallardo - Externo à Instituição (UNEMAT)
Profa. Dra. Reny Gomes Maldonado - Externo ao PPGML (UNIR)
Profa. Dra. Odete Burgeile - Interno ao PPGML (UNIR) 
Prof. Dr. Júlio César Barreto Rocha - Interno ao PPGML (UNIR)