Data da Publicação: 09/12/2021
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE HELOÍSA HELENA RAMOS SANTOS
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda HELOÍSA HELENA RAMOS SANTOS do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
DISCENTE: HELOÍSA HELENA RAMOS SANTOS
DATA: 15/12/2021
HORA: 09:30
LOCAL:
TÍTULO: Fenômenos fonológicos em redações de alunos do ensino médio da EJA em escolas públicas de Porto Velho (RO).
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar os fenômenos de (i) apagamento do rótico em coda silábica; (ii) epêntese e (iii) paragoge em textos de alunos da Educação de Jovens e Adultos do ensino médio (1º ano) de escolas públicas da cidade de Porto Velho (RO). Para tanto, partiu-se da hipótese de que os referidos fenômenos podem decorrer da interferência da oralidade desses indivíduos em suas produções textuais ou, ainda, a partir de hipóteses de escrita malsucedidas. Assim, buscando aporte teórico nos pressupostos sobre o letramento dentro do contexto da modalidade de ensino da EJA e as relações estabelecidas entre fonética, fonologia, escrita e ortografia, foram investigadas redações produzidas pelos sujeitos da pesquisa, em especial, quanto à presença dos fenômenos fonológicos destacados. No total, foram coletados 80 textos, dentre crônicas narrativas e relatos de experiência, de autoria de ambos os sexos. A escolha pelos fenômenos se deu devido a configurarem aqueles com maior incidência. Da análise dos resultados, verificou-se a incidência de: 111 casos de apagamento do rótico em verbos e 6 em não verbos, a partir do transporte das marcas de oralidade para a escrita bem como de características linguísticas e extralinguísticas; 10 casos de epêntese, que ratificam a questão das marcas da oralidade transportadas pelos alunos sujeitos da pesquisa para suas produções escritas, e de 14 casos de paragoge, que, apesar de, inicialmente, terem sido tratados sob o viés das marcas da oralidade, mostraram-se tratar de hipercorreção. Esperamos, com este trabalho, contribuir com a reflexão sobre a relação entre oralidade e escrita, mais especificamente, sobre a relação entre fonética, fonologia, ortografia e escrita, enfatizando a necessidade de que o ensino de língua portuguesa valorize as diversidades que se apresentam em sala de aula, principalmente quando se trata do ambiente da EJA.
Palavras-chave: Fenômenos fonológicos; EJA; Oralidade; Ortografia; Escrita.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
MEMBROS DA BANCA:
Profa. Dra. Natália Cristine Prado - Presidente da Banca - professora orientadora (UNIR)
Profa. Dra.Vera Pacheco - Externo à Instituição (UESB)
Profa. Dra. Geane Valesca da Cunha Klein - Externo ao PPGML (UNIR)
Profa. Dra. Patrícia Goulart Tondineli - Interno ao PPGML (UNIR)