Data da Publicação: 26/10/2021
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DO DAVID RODRIGUES DOS PASSOS
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação do mestrando FLÁVIO FERNANDES MESQUITA do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
DISCENTE: FLÁVIO FERNANDES MESQUITA
DATA: 10/11/2021
HORA: 09:30
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=_0xWuCYpkMM
TÍTULO:
A AMAZÔNIA DE DIREITOS HUMANOS A PARTIR DA OBRA DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM
RESUMO:
Esta pesquisa aborda textos da literatura de Milton Hatoum, em particular Dois Irmãos, e problematiza o desdobramento dos Direitos Humanos no ambiente de comunidades da Amazônia brasileira, centralizada a narrativa na cidade de Manaus. A obra literária Dois Irmãos pode ser vista como um instrumento de defesa da dignidade da pessoa humana, favorecendo a percepção da historicidade dos Direitos Humanos no local, dotada de um contraponto ontológico, porque voltada à defesa do interesse de buscar equilíbrio para a existência humana de comunidades diferenciadas que convivem, na imigração com recepção pacífica autóctone. Assim, a construção de Direitos Humanos se dá paralelamente à construção da realidade no espaço das narrativas de Milton Hatoum. Com isso, cuida de explicitar o limite entre a aceitação da realidade factual do local, a assimilação de normas de cada aportação cultural, bem como lutar para propor uma composição com a ideia de universalidade das normas, ao longo da História das personagens, mantendo as características comuns e necessárias de cada cultura. A metodologia empregada é a político-cultural, fazendo-se um levantamento de textos explicativos a partir de obras teóricas e de sites normativos obtidos na internet. Como aporte teórico, a perspectiva de Terry Eagleton (2005), de Michel Foucault (2008) e de Flávia Piovesan (2013) complementam o núcleo do método da Filologia Política (ROCHA, 2013), no sentido de compreender como a produção literária pode fornecer através do enunciado da narrativa as vozes sociais, históricas e políticas concretas capazes de construir um instrumento de emancipação, em prol da dignidade da pessoa humana. As leituras sobre obras de Direitos Humanos na educação escolar possibilitam um crescente número de pessoas comprometidas com um reequilíbrio social. A amplificação das vozes é a resultante mais evidente, sendo, contudo, a marcação de um espaço sociocultural a mais pronunciada percepção da valorização pela literatura produzida para a melhora da situação histórica em favor da preservação de valores culturais das comunidades amazônicas, do seu povo e de cada grupo social onde estejam inseridas.
PALAVRAS-CHAVE:
Cultura; Literatura; Amazônia; Direitos Humanos; Filologia Política.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
MEMBROS DA BANCA:
Prof. Dr. JULIO CESAR BARRETO ROCHA - Presidente (UNIR)
Profa. Dra. JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO - Externo à Instituição (UEA)
Prof. Dr. Alexandre Mariotto Botton - Externo à Instituição (UNEMAT)
Profa. Dra. ODETE BURGEILE - Interno (UNIR)
Profa. Dra. PATRICIA HELENA DOS SANTOS CARNEIRO - Externo ao Programa (UNIR)