Data da Publicação: 04/10/2021
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DO DAVID RODRIGUES DOS PASSOS
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação do mestrando LAUDENICE FREITAS DA SILVA do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
DISCENTE: LAUDENICE FREITAS DA SILVA
DATA: 11/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL:https://www.youtube.com/watch?v=2_8-UFJ-Ij0
TÍTULO:
A QUEBRA DO SILENCIAMENTO DA MULHER NORTISTA: DESCOLONIZANDO O OLHAR ACERCA DO ERÓTICO EM NARRATIVAS MUSICAIS DE DONA ONETE
RESUMO:
Esta dissertação revisita as teorias dos estudos coloniais, pós-coloniais e decoloniais, aliados à teoria literária, sobretudo no contexto decolonial, enfocando a mulher, seu ponto de vista, como vivenciou e sobreviveu ao feminismo e suas afamadas ondas, que mudanças foram de fato sentidas, qual o marco do feminismo, de que forma a mulher se portou ou se tornou protagonista na literatura pós-colonial e decolonial. O objetivo geral é analisar a presença do erotismo em narrativas musicais de Dona Onete, evidenciando a quebra do silenciamento da mulher nortista, o enfrentamento e a superação frente às imposições, opressões e dominação imperialistas desde a colonização da Amazônia. O corpus da análise consiste de três músicas de distintas discografias de Dona Onete, a fim de identificar a retirada e a quebra do silêncio através das narrativas, bem como a desenvoltura da mulher, seus anseios e desejos, o olhar feminino para com seu corpo e o erótico, a sobrevivência frente à automarginalização cultural inserida pelo eurocentrismo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de cunho analítico-descritivo, com aporte teórico de autores como Márcio Souza (2009), Edward Said (1990), Homi Bhabha (1998), Gayatri Spivak (2014), Aníbal Quijano (2005, 2009), Walter Mignolo (2005, 2017), Frantz Fanon (2008), Lélia Gonzales (2020), Sueli Carneiro (2011), Mary Del Priore (2009, 2014), entre outros, cujos estudos impulsionam o descortinamento do patriarcado e a dominação tirana e segregada da figura feminina. Os resultados demonstram que, por séculos, a mulher foi vista como um ser degradante e subalterno, porém a mulher nortista lutou bravamente contra a opressão e a violência, buscando autonomia em ser mulher amazônica, diante dos desafios impostos pela cultura hegemônica dominante, machista e patriarcal. Nesse tear, espera-se embalar a voz da mulher, que é forte, aguerrida, que soube se reinventar na busca por espaços e equidade entre os sexos.
PALAVRAS-CHAVE:
Decolonialidade, Mulher, Erotismo, Música.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
MEMBROS DA BANCA:
Profa. Dra. SONIA MARIA GOMES SAMPAIO - Presidente (UNIR)
Profa. Dra. MARILIA LIMA PIMENTEL COTINGUIBA - Membro Interno (UNIR)
Profa. Dra. LARISSA GOTTI PISSINATTI - Externo ao Programa (UNIR)
Profa. Dra. AUXILIADORA DOS SANTOS PINTO - Externo ao Programa (UNIR)