Data da Publicação: 01/10/2021
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA ELYZANIA TORRES TAVARES
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda ELYZANIA TORRES TAVARES do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
DISCENTE: ELYZANIA TORRES TAVARES
DATA: 04/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=pybFtglGeMw
TÍTULO:
O imigrante haitiano: a identidade linguística e o contexto universitátio na Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus José Ribeiro Filho
RESUMO:
O contexto da colonização, os impactos da pós-colonização e como se deu o processo da descolonização no Haiti deixou marcas intrínsecas de sofrimento na vida de muito sujeitos haitianos. Para discutir essa questão, destacamos como abordagem metodológica uma revisão da literatura, a partir de teóricos como Frantz Fanon em Os Condenados da Terra (1960) e Peles Negras, Máscaras Brancas, que nos inspira a problematizar a questão da colonização e pós-colonização. Em consonância com estes, abordamos, também os postulados de Achille Mbembe, em Crítica da Razão Negra (2019), que nos faz construir outro gesto de interpretação, acerca do processo migratório dos haitianos, a partir da colonização e descolonização nas colônias francesas como o Haiti. Ainda nesse contexto, ingressamos na diáspora presente no Haiti na percepção dos escritos de Dubois (2012), que discorre acerca dos entendimentos que se tem por diáspora. Ainda nessa temática, utilizamos os escritos de Silva e Corsini (2019). O processo de diáspora reflete de forma grandiosa na identidade desses sujeitos, que a partir da pós-modernidade, abre um campo de discussão para a fragmentação da identidade nesse mundo globalizado que altera as relações entre o mundo e as pessoas. É nos escritos de Hall (2006) e Rajagopalan (2003), que temos clareza do processo de formação de identidade desses sujeitos de modo a compreendê-los no contexto da Universidade em que todos os fatores mencionados se fazem necessários além de um processo de ensino e aprendizagem a partir de uma prática docente que leve em conta o contexto histórico e social do discente imigrante. O trabalho em questão foi pautado pelo dispositivo analítico concernente da Análise de Discurso de linha francesa na ótica de Pêcheux (1995), Orlandi (2015) e Maingueneau (2015) que nos possibilitam ir além das palavras proferidas pelos nossos entrevistados acerca do acolhimento na instituição, fator preponderante para compreendermos o processo de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento de relações interpessoais, entre os agentes que constituem a Instituição, a partir de um contexto histórico e social em que o sujeito não é um mero enunciador, mas um sujeito imbuído de conhecimento e formações ideológicas que o atravessaram desde o momento de sua constituição.
PALAVRAS-CHAVE: Imigração. Língua. Identidade. Interculturalidade. Colonização
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
MEMBROS DA BANCA:
Profa. Dra. MARILIA LIMA PIMENTEL COTINGUIBA - ORIENTADOR (UNIR - PRESIDENTE);
Prof. Dr. ELCIO ALOISIO FRAGOSO - (UNIR - MEMBRO INTERNO);
Prof. Dr. LUIZ HERCULANO DE SOUSA GUILHERME - (IFSC- MEMBRO EXTERNO À INSTITUIÇÃO).