Data da Publicação: 23/09/2021
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA MIRLENE BATISTA SA
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda MIRLENE BATISTA SA do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
DISCENTE: MIRLENE BATISTA SA
DATA: 08/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=r6MI_CGGYl8
TÍTULO:
Respostas de empresas no site reclame aqui: uma análise do ethos discursivo
RESUMO:
Em todo ato de enunciação há a construção de imagens, representações socialmente constituídas e avaliadas pelos sujeitos em interação. Nos estudos retóricos e do discurso, a imagem produzida de si pelo enunciador recebe o nome de ethos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a constituição do ethos empresarial considerando o discurso apresentado em tratativas a reclamações sobre serviços e produtos no site Reclame Aqui, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa e, especificamente, do ethos discursivo teorizado por Dominique Maingueneau. A noção de ethos apresentada por Maingueneau busca refletir sobre o processo de adesão do discurso pelos sujeitos considerando, também, o estabelecimento de uma cena de enunciação. A cena de enunciação é formada por três cenas complementares entre si: cena englobante,
cena genérica e cenografia, que corroboram para a construção do ethos. Os valores sócio-imaginários partilhados remetem a um mundo ético que engendra a figura do enunciador/fiador, sustentando-se em estereótipos para incorporação e adesão do ethos, que não pode ser apreendido fora de uma enunciação histórico e socialmente determinada. O ethos está vinculado à instância enunciativa e, para Maingueneau, todo texto, seja ele escrito ou oral, apresenta uma voz, um modo de enunciar, que confere ao enunciador um tom, uma identidade que legitima o seu modo de dizer. O corpus do presente trabalho é composto por 10 respostas de empresas a reclamações recebidas e registradas no site Reclame Aqui, selecionadas em cinco categorias de atuação, sendo analisada uma resposta de uma empresa de boa reputação e uma resposta de uma empresa de reputação regular ou ruim, nas seguintes categorias: bancos e financeiras; escolas, aplicativos; companhias aéreas e provedores de serviços de internet. Os resultados apontam que empresas com boa reputação apresentam respostas empáticas e assertivas que simulam uma interação com o reclamante, enquanto empresas com reputação ruim apresentam, em geral, respostas com tom protocolar e robotizado. Por trabalhar no campo da afetividade e de produções semióticas, em que uma maneira de dizer implica, imaginariamente, uma maneira ser, o ethos nem sempre se constitui da forma que foi almejado. A análise do corpus do presente trabalho, portanto, não cristaliza a representação constituída pelas empresas, mas contribui para refletir sobre a imagem que se produz em relação ao enunciador e sobre a possível relação, dentro do recorte analisado, entre essas representações e a reputação das empresas.
PALAVRAS-CHAVE:
Reclamações. Discurso empresarial. Ethos discursivo.
PÁGINAS: 93
MEMBROS DA BANCA:
Prof. Dr. LUCAS MARTINS GAMA KHALIL - Presidente (UNIR)
Prof. Dr. ELCIO ALOISIO FRAGOSO - Membro interno (UNIR)
Profa. Dra. MARILIA LIMA PIMENTEL COTINGUIBA - Membro interno (UNIR)
Profa. Dra. MARIA DAS DORES NOGUEIRA MENDES - Membro externo à instituição (UFC)