Data da Publicação: 31/08/2021
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA CÉLIA DOS SANTOS SALES
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda CÉLIA DOS SANTOS SALES do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
INFORMAÇÕES DO EVENTO
DISCENTE: CÉLIA DOS SANTOS SALES
DATA: 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=IeHT86Dlnpk
TÍTULO:
Formação e estrutura gramatical das hashtags: uma proposta de classificação a partir da rede social twitter
RESUMO:
O interesse pelo objeto de pesquisa hashtag surgiu da popularidade desse tipo de marcação nas diversas plataformas sociais digitais aparecendo cada vez mais no cenário linguístico (por exemplo, postagens em variadas redes sociais, manchetes, publicidades, slogans políticos, programas de TV). Estruturas como #SomosTodosMacacos, #Covid19Brasil, #BomDia e #Brasil caracterizam esse fenômeno da linguagem. A pesquisa tem por objetivo geral investigar e analisar os processos de formação linguística do suporte midiático hashtag, além de conceituar, descrever e classificar a hashtag utilizando trabalhos e pesquisas disponíveis sobre o assunto. Ademais, outro objetivo é compreender, explicar e analisar a formação morfossintática das hashtags. O corpus é composto por quinhentas e setenta e sete hashtags utilizadas nos anos de 2013 e 2020, na rede social Twitter. Nesta dissertação, é feita uma análise dos processos de formação linguística nas construções das hashtags em seus contextos de produção e uso.
PALAVRAS-CHAVE:
PALAVRAS-CHAVE: Hashtags. Twitter. Classificação. Análise sintática.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
MEMBROS DA BANCA:
Prof. Dr. QUESLER FAGUNDES CAMARGOS - Presidente (UNIR)
Profa. Dra. NATALIA CRISTINE PRADO - Interno (UNIR)
Profa. Dra. PATRICIA GOULART TONDINELI - Interno (UNIR)
Prof. Dr. SELMO AZEVEDO APONTES - Externo à Instituição (UFAC)