DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA MARIA INÊS COELHO

Data da Publicação: 17/08/2021

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO


PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA MARIA INÊS COELHO

 

Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda MARIA INÊS COELHO do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).

 

INFORMAÇÕES DO EVENTO

 

DISCENTE: MARIA INÊS COELHO
DATA: 27/08/2021
HORA: 09:30
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=bX3zB3MklGI
TÍTULO:

Impactos linguísticos e culturais no acolhimento de alunos migrantes


RESUMO:

O aumento da migração para  o estado de Rondônia tem despertado o interesse de vários pesquisadores da região sobre essa temática. Com isso, esta pesquisa busca analisar os impactos linguísticos e culturais desencadeados no processo de acolhimento de alunos migrantes e refugiados nas escolas da rede pública municipal e estadual, em Porto Velho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, utilizando como fonte principal para coleta de dados os questionários e entrevistas realizadas com gestores escolares e docentes de escolas públicas. Para tanto, a pesquisa buscou dialogar com estudiosos do assunto, partindo da diáspora (HALL, 2003), a diversidade cultural (FLEURI, 2003; MOREIRA, 2004), interculturalidade e educação (CANDAU, 2008; SACAVINO, 2012), interculturalismo crítico (WALSH, 2009), entre outros. Além desses temas, destacamos também as legislações pertinentes e os documentos escolares disponibilizados pelas secretarias de educação, para saber como vem ocorrendo o alcance desses alunos migrantes e refugiados nas aulas remotas, e se há um planejamento diferenciado nas aulas ofertadas. Esta pesquisa pretende contribuir para reflexão acerca da importância de se estabelecer projetos e ações de recebimento e integralização do aluno migrante no ambiente escolar, visando despertar para a necessidade de se elaborar proposta curricular que oriente na construção de planos de curso, com uma abordagem curricular multicultural crítica, com vista à valorização linguística e cultural dos migrantes e refugiados.


PALAVRAS-CHAVE:

Migrantes. Diversidade Linguística e Cultural.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

MEMBROS DA BANCA:

Profa. Dra. ODETE BURGEILE (UNIR- Orientador)

Prof. Dr JOAO CARLOS GOMES (UNIR - Membro interno)

Profa. Dra. NADIA NELZIZA LOVERA DE FLORENTINO (UNIR - Membro interno)

Profa. Dra. JURACY MACHADO PACIFICO (Membro externo ao programa)