Data da Publicação: 18/12/2020
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DO HUGO DO VALE PAIVA CARDOSO
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda HUGO DO VALE PAIVA CARDOSO do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
INFORMAÇÕES DO EVENTO
A ANÁLISE DA QUESTÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DE RONDÔNIA
Esta pesquisa parte da necessidade de analisar o Referencial Curricular do Estado de Rondônia – RCRO, em especial o trabalho com a questão da variação linguística. O objeto de estudo desta dissertação constitui-se da análise do documento que rege a educação rondoniense, sobretudo o ensino de língua portuguesa, sob uma ótica dos estudos da sociolinguística e da variação linguística. Dessa forma, como objetivo geral, busca-se verificar quais as bases teórico-metodológicas eleitas ao se pensar o desenvolvimento curricular educacional, de modo a fomentar reflexões sobre como o quesito variação linguística é trabalhado no Referencial Curricular do Estado de Rondônia – RCRO. Especificamente, neste trabalho, foi realizada uma análise da proposta que trata estritamente da área Linguagens e Suas Tecnologias do documentos, sendo este, portanto, o corpus da pesquisa. Procurou-se observar as possíveis dissonâncias entre o documento e a aplicabilidade das práticas de ensino, buscando entender os aspectos intrínsecos a essa disparidade, bem como discutir e expor a relevância da questão da variação linguística no ensino de língua portuguesa, à luz de uma aproximação acerca do conceito de norma, norma culta e norma padrão, além de investigar as metodologias e ensino de língua portuguesa presentes no RCRO. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo com base nos estudos de Laurence Bardin (2011). Para uma compreensão mais contextualizada dos aspectos necessários ao entendimento dessas análises, foram exploradas as teorias de Mikhail Bakhtin sobre a concepção de língua e linguagem. Para entender o contexto de variação linguística, foram utilizadas as ideias postuladas por William Labov (2011), Stella Maris Bortoni-Ricardo (2004) e Rodolfo Ilari e Renato Basso (2006). Os conceitos de norma, norma culta e norma-padrão foram baseados nos estudos de Carlos Alberto Faraco (2009). No que diz respeito às perspectivas de ensino de língua portuguesa, passamos pelos pensamentos de Marcos Bagno (2008), (2011) e Sírio Possenti (1998), de maneira a projetarmos um terreno sólido para nos debruçarmos a compreender as questões que envolvem essas reflexões.