DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA OLGA MARIA DA MOTA

Data da Publicação: 18/12/2020

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO


PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS

CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA OLGA MARIA DA MOTA

Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda OLGA MARIA DA MOTA do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).

 

INFORMAÇÕES DO EVENTO

  • TÍTULO:

    ANÁLISE DA APLICAÇÃO NORMATIVA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ

  • RESUMO:

    Esta pesquisa enfocou algumas particularidades normativas do desenvolvimento da educação dos surdos no município de Ji-Paraná, com o propósito de converter em linguagem acadêmica as vivências da autora, que assistiu o crescimento desta aplicação local, a par do que ocorria no restante do País, especialmente entre os anos de 2000 a 2015. Sendo município central do Estado de Rondônia, em termos geográfico, econômico e populacional, torna-se com isso importante referencial do qual se pode inferir resultados aplicáveis a diversas propostas educacionais e históricas nacionais. Buscando uma perspectiva político-cultural sensibilizada pela presença ativa, como observadora engajada, da própria autora, funda-se a análise num levantamento documental local e em ampla legislação de base, cujas normas são trazidas como evidência de haver sintonia política da cultura local com o avanço que se refletia em outras instâncias do País. Autores como Capovilla, Skliar, Quadros, Strobel,  Perlin, Campello e Karnopp tornam-se, por isso, referenciais incontornáveis, para demonstrar essa vinculação entre o local e o nacional, necessitando de autores como Terry Eagleton, cujo Método Político-cultural permite consolidar a base teórica que resguarda a natureza plural das inferências buscadas tanto na vida da autora como no seu município de trabalho e ainda no conjunto das legislações nacionais que iam dando forma holística ao todo. Foi possível perceber o avanço social, a partir dos movimentos políticos, restando consequências para afirmar a realidade educacional naquele município, em termos de Educação Inclusiva. Espera-se que outra pesquisa, que atualize os dados, permita deduzir das variações, consoante as novidades da implementação de medidas governamentais com outra visualização política, permitindo que novas políticas de inclusão passem em revista e reajustem normas e aplicações, para melhor atender as necessidades educacionais dos surdos no Estado de Rondônia.

  • PALAVRAS-CHAVE: Libras; Cultura surda; Educação Inclusiva; Método Político-cultural.
  • PÁGINAS: 88
  • GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
  • ÁREA: Letras
  • SUBÁREA: Outras Literaturas Vernáculas
  • MEMBROS DA BANCA:
    Presidente - JULIO CESAR BARRETO ROCHA
    Interno - JOAO CARLOS GOMES
    Externo ao Programa - PATRICIA HELENA DOS SANTOS CARNEIRO

Data da Atividade: 22/12/2020

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