Data da Publicação: 08/12/2020
Convite de defesa pública de dissertação
PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM LETRAS
CONVITE DE DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DA GECILÉIA MAIA SOARES
Convidamos toda a comunidade acadêmica e demais interessados para a defesa de dissertação da mestranda GECILÉIA MAIA SOARES do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia (PPGML/UNIR).
INFORMAÇÕES DO EVENTO
Análise Comparativa dos gêneros textuais na LEM- Espanhol: dos documentos norteadores ao ENEM
Esta dissertação se insere na área de Estudos da Linguagem e tem como finalidade investigar se as recomendações para o ensino de Língua Estrangeira Moderna Espanhol (LEM- Espanhol) são adotadas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para atingir este objetivo, analisamos os documentos norteadores do Ensino Médio no Brasil – Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais Mais para o Ensino Médio (PCN+, 2002) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM, 2006), com o intuito de verificar se as orientações recomendadas se materializam de fato nas provas do Enem. Com relação às questões de LEM- Espanhol do ENEM, foi feito um levantamento quantitativo dos gêneros textuais, das provas de 2010 a 2019, e posteriormente foram analisados os gêneros textuais mais recorrentes, buscando averiguar de que forma esses se apresentam nas questões analisadas, se através deles cobra-se a leitura e a compreensão textual, como consta nos documentos norteadores, ou se esses gêneros textuais são um caminho para exigir-se o emprego de regras gramaticais. A partir de então, procuramos averiguar qual a concepção de língua presente nas questões, buscando entender quais conhecimentos são acionados a partir da leitura dos gêneros textuais presentes nas provas, refletindo como o desenvolvimento desses conhecimentos podem contribuir no desempenho dos candidatos. Esta pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa envolvendo a pesquisa documental e interpretativa. Fundamentamo-nos teoricamente em autores que discorrem sobre leitura, compreensão e gêneros textuais tais como: ANTUNES (2009), KATO (1985), KLEIMAN (1993, 1997), KOCH (1998, 2004, 2014, 2015), MARCUSCHI (2008, 2012). A partir da análise realizada foi possível constatar que os documentos sugerem que a leitura, a compreensão e os gêneros textuais sejam ensinados de modo contextualizado, embora nem sempre isso apareça de forma clara e objetiva, bem como também não fica claro a forma como esses conteúdos podem ser operacionalizados. Apesar da falta de sistematização e de orientações concretas nos documentos, consideramos que as provas do Enem refletem os aspectos dos documentos analisados no que se refere à leitura, compreensão e aos gêneros textuais. Contudo, pensamos que os documentos norteadores precisam ser reelaborados, com o intuito de deixar mais objetivas e claras as diretrizes para o ensino da LEM- Espanhol através dos gêneros textuais. Acreditamos que tal mudança poderia propiciar o ensino de qualidade tão almejado, principalmente na rede pública de ensino. Pretendemos que os resultados e a reflexão feita a partir deste trabalho possam oferecer uma compreensão mais aprofundada sobre o ensino da leitura, compreensão e dos gêneros textuais em LEM- Espanhol. Além disso, acreditamos que este trabalho pode oferecer subsídios teóricos para repensar o ensino da Língua Espanhola em âmbito nacional.
Fonte: PPGML/UNIR
Data da Atividade: 16/12/2020